Carregando

Nutrição

entendendo-os-rotulos-de-alimentos


Entendendo...

O rótulo é o instrumento que o consumidor possui para avaliar o produto, tanto em relação a quantidade, quanto a qualidade dos constituintes nutricionais do alimento. Os rótulos têm que apresentar informações nutricionais na quantidade que podemos consumir, e além disso, mostrar quanto aquela porção de alimento contribui para o total de nutrientes que devemos ingerir por dia, ou seja, o Percentual de Valor Diário - %VD.

Mas, não são somente essas Informações Nutricionais que os rótulos de alimentos devem apresentar. A lista de ingredientes é a melhor forma de analisarmos a composição dos produtos. Esta se apresenta em ordem decrescente de quantidade. Isto é, o ingrediente que estiver em maior quantidade deve vir primeiro, e assim por diante. Essa informação é muito importante para que o consumidor avalie exatamente o que está ingerindo em maior quantidade. 

Outro ponto importante é saber observar na lista de ingredientes a presença de aditivos químicos, nem sempre saudáveis. Essas substâncias em excesso podem causar prejuízos à saúde. A Informação Nutricional desses elementos deverá apresentar a quantidade de nutrientes por porção de cada alimento e ainda por Percentual de Valor Diário (% VD).

Porção
A informação nutricional deve se dar por uma porção do alimento. Esta deve ser expressa em medidas caseiras para facilitar o entendimento. Exemplo: 1 pãozinho (50g), 1 copo de suco (200mL)

O que são os Valores diários (VD)?
Valores Diários são as quantidades necessária de nutrientes baseado em uma dieta padrão de 2000kcal. Para cada nutriente temos um valor diário diferente:
Carboidratos: 300 gramas
Proteínas: 75 gramas
Gorduras Totais: 55 gramas
Gorduras Saturadas: 22 gramas
Gordura trans: Não existe um valor de ingestão diária recomendada para esse tipo de gordura.
Fibra Alimentar: 25 gramas
Sódio: 2400 miligramas

O que é percentual dos valores diários (%VD)?
É o quanto (em percentual) a porção do alimento contribui para atingir todos os valores diários.

O que é caloria?
É a energia que o nosso corpo utiliza que vem dos alimentos. As calorias são calculadas a partir da quantidade de gorduras, proteínas e carboidratos presentes nos alimentos. A quantidade de calorias que cada pessoa precisa depende de alguns fatores como: Idade, peso, atividade física.

O que são carboidratos?
São componentes do alimento cuja a principal função é fornecer energia para as células do corpo. Estão presentes nas massas, arroz, açúcar de mesa, mel, pães, frutas, farinhas, tubérculos e doces em geral. Cada grama de carboidrato fornece 4 kcal

O que são proteínas?
São componentes do alimento necessários para construção dos nossos órgãos, tecidos, células etc. Podemos encontrá-las nas carnes, ovos, leites e derivados e feijões. Elas também podem fornecer energia: 1 grama de proteína = 4 kcal.

O que são gorduras totais?
As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal. As gorduras estão presentes nos óleos vegetais, manteiga, queijo, carnes, leite, ovos e pães entre outros alimentos. Cada grama de gordura fornece 9kcal Gorduras Saturadas: Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal (carnes, bacon, pele de frango, queijos, leite, manteiga, sorvetes, requeijão, iogurte). O seu consumo deve ser moderada.
Gorduras Trans: Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados (margarina, biscoitos, sorvete). O consumo deve ser muito reduzido, já que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e por favorecer o aparecimento de doenças cardíacas.

O que são fibras?
São um tipo de carboidrato presentes em muitos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas e hortaliças, pães integrais e outros. A presença delas na nossa alimentação é essencial. A ingestão de fibras diminui o risco de doenças do coração, câncer de intestino, diabetes e hemorroidas. Procure consumir alimentos com alto %VD de fibras alimentares!

O que é sódio?
O sódio é um micronutriente importante para manutenção da nossa saúde. Mas, como todos os outros nutrientes, deve ser consumido na quantidade certa. Um alimento que apresenta muito sódio é o sal. O consumo excessivo de sal ou qualquer outro alimento rico em sódio pode levar uma que pessoa a desenvolver pressão alta. Evite os alimentos que possuem alto %VD em sódio. Na indústria o sódio é utilizado para conservar os alimentos e por isso embutidos, enlatados, sopas em pó e sucos em pó contém uma quantidade elevada desse nutriente. A informação nutricional contida no rótulo é a forma mais fácil de você comparar um alimento com outro e, assim, fazer escolhas corretas.

Entre em Contato

  • Segunda a Sexta:à partir das 08:00
  • Sábados e Domingos Fechado

11 3263-1212

Formulário

contato-nutricao