A aveia é um cereal integral que se destaca em relação aos demais em função da sua composição nutricional única. O amido é o componente mais abundante no grão, representando cerca de 59% da sua composição. Quanto às fibras, a aveia apresente uma concentração de 10,6g de fibra por 100g de alimento, se destacando pela elevada razão entre fibras solúveis e insolúveis. Dentre as fibras solúveis, a aveia é especialmente rica em beta-glucana, componente que traz inúmeros benefícios para a saúde:
– Auxilia na saúde intestinal
– Redução dos níveis de colesterol
– Controle da glicemia e níveis plasmáticos de insulina
– Auxilia no gerenciamento do peso pela sua atuação na saciedade
A aveia é uma boa fonte de proteína, possui cerca de 17g de proteína por 100g. O perfil de aminoácidos essenciais na aveia também chama atenção, entre eles o triptofano (importante para a produção de serotonina).
Em relação aos micronutrientes, a aveia também se destaca por ser rica em vitamina B1, ácido fólico, potássio e fósforo. Além disso, a aveia contém fitoquímicos com atividade antioxidante, incluindo compostos fenólicos, principalmente ácidos fenólicos, flavonoides e lignanas.
Além de ser um grão muito rico em nutrientes e apresentar todos esses benefícios, a aveia é bem versátil e pode ser incluída na alimentação de diversas formas:
– Mingau
– Vitamina
– Frutas
– Pães
– Panquecas
– Bolos
– Overnight Oats
– Sopas
– Sucos
Com todos esses benefícios, não deixem de incluir esse super grão na alimentação!
Comentários