Aveia e seus inúmeros benefícios

A aveia é um cereal integral que se destaca em relação aos demais em função da sua composição nutricional única. O amido é o componente mais abundante no grão, representando cerca de 59% da sua composição. Quanto às fibras, a aveia apresente uma concentração de 10,6g de fibra por 100g de alimento, se destacando pela elevada razão entre fibras solúveis e insolúveis. Dentre as fibras solúveis, a aveia é especialmente rica em beta-glucana, componente que traz inúmeros benefícios para a saúde:

– Auxilia na saúde intestinal

– Redução dos níveis de colesterol

– Controle da glicemia e níveis plasmáticos de insulina

– Auxilia no gerenciamento do peso pela sua atuação na saciedade

A aveia é uma boa fonte de proteína, possui cerca de 17g de proteína por 100g. O perfil de aminoácidos essenciais na aveia também chama atenção, entre eles o triptofano (importante para a produção de serotonina).

Em relação aos micronutrientes, a aveia também se destaca por ser rica em vitamina B1, ácido fólico, potássio e fósforo. Além disso, a aveia contém fitoquímicos com atividade antioxidante, incluindo compostos fenólicos, principalmente ácidos fenólicos, flavonoides e lignanas.

Além de ser um grão muito rico em nutrientes e apresentar todos esses benefícios, a aveia é bem versátil e pode ser incluída na alimentação de diversas formas:

– Mingau

– Vitamina

– Frutas

– Pães

– Panquecas

– Bolos

– Overnight Oats

– Sopas

– Sucos

Com todos esses benefícios, não deixem de incluir esse super grão na alimentação!

Deixe sua Resposta

Seu Email não será publicado. *