Cacau: uma delícia com divérsos benefícios para saúde

Basta passear pelas gôndolas do supermercado para perceber a grande variedade de chocolates no mercado. Além de ser uma ótima fonte de prazer e bem-estar, o chocolate pode trazer alguns benefícios à saúde. Muitos estudos demonstram que consumo de chocolate amargo e de cacau em pó auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.

O cacau em pó é um produto derivado dos grãos da árvore de cacau Theobroma, é fonte de fibras (26% -40%), proteínas (15% -20%), carboidratos (cerca de 15%) e lipídios (10 % -24%). Também contém minerais, vitaminas e flavonóides (compostos com atividade antioxidante). Os efeitos benéficos do chocolate são causados por um grupo de substâncias chamadas de flavonoides. Os flavonoides são os responsáveis pelos efeitos benéficos de vários alimentos, como uva e chás preto e verde por exemplo. Quantidades significativas de flavonoides só são encontradas nos chocolates do tipo amargo, com 70% cacau ou mais.

O consumo de cacau pode promover alguns efeitos benéficos para a saúde cardiovascular, funções cerebrais e imunológicas e na prevenção de alguns tipos de câncer. Algumas estudos sugerem que os flavonóides desempenham um papel na prevenção de doenças coronarianas por contribuir para redução da pressão arterial em indivíduos hipertensos e por melhorar a função endotelial (revestimento interno dos vasos).

Outros estudos demonstraram que o cacau pode ser utilizado no tratamento da obesidade pelo seu efeito anti-inflamatório. O uso do cacau  melhora a resistência à insulina, reduz o teor de gordura no fígado e reduz inflamação relacionada à obesidade.

O cacau pode ser incluído na a alimentação de diversas formas além do chocolate amargo. Podemos utilizá-lo na forma em pó em receitas culinárias como bolos, cookies, bebidas, granolas, panquecas e sobremesas.

Deixe sua Resposta

Seu Email não será publicado. *