Suplementação de carboidrato na atividade física de longa duração

Nada como uma boa nutrição para garantir um ótimo rendimento nos treinos ou provas de longa duração. Hoje muitos atletas pecam no quesito hidratação/suplementação e acabam fadigando ou não tendo o rendimento que gostariam.
A dica de hoje é a mochila de hidratação muito utilizada em atividades de longa duração. Além da água, podemos acrescentar carboidratos para garantir energia até o final do treino.

O carboidrato além de ser substrato energético durante o exercício, também apresenta outras funções como proteção contra o catabolismo proteico (perda de massa muscular). Caso o consumo de carboidrato não seja adequado durante o exercício, o fígado transforma alguns aminoácidos em glicose na tentativa de manter a glicemia.

Durante o exercício a suplementação de carboidratos é necessária geralmente em atividades com duração maior que 1 hora. Uma forma de suplementar é fazendo uma solução de 6% de carboidrato ou utilizar o carboidrato na forma de gel (sache).  Uma ótima alternativa é a maltodextrina, um suplemento acessível e de rápida absorção.

Para ilustrar uma solução a 6%: 500ml de água + 30g de carboidrato.

A recomendação de carboidrato varia entre 20g a 60g dependendo da modalidade e da intensidade do exercício.

Além do carboidrato, a ingestão de sódio pode ser necessária devido à perda desse eletrólito pelo suor, a suplementação depende da intensidade e tempo de duração do exercício e das condições climáticas.

Para ter uma orientação individualizada, consulte um nutricionista especializado em nutrição esportiva.

Bons treinos e boa hidratação!

Deixe sua Resposta

Seu Email não será publicado. *